EROS RAMAZZOTTI - MEU CÃO

EROS RAMAZZOTTI - MEU CÃO

domingo, 24 de junho de 2012

CUIDADOS COM OS CÃES NO INVERNO


Todo Animal tem direito a ter abrigo no inverno

Os animais sentem frio, assim como os humanos. Cães e gatos, também, sentem frio, os que mais sentem frio são os de pelagem curta.


Alguns cães ou gatos são mais resistentes ao frio, pois são de climas frios, por ter maior camada de gordura sob a pele.


Outros  podem apresentar sinais clínicos, que lembram resfriados humanos, com tosse, espirros, falta de apetite e coriza. Evitar banhos frios ou em dias muito frios, principalmente,  em casos de cães idosos, ou com problemas respiratório ou com problemas como: hérnia de disco, osteoarticulares (ex.: artrose), calcificação da coluna e outros. Ao sair dos banhos nas pet shops, depois de usar secador e sair ao vento e no frio, cuidado , pois  é muito ruim para o animal, devido aos choques de temperaturas.


Mantenha a pelagem do animal mais comprida no inverno, evitando as tosas, neste período. Não dê muitos banhos durante o inverno.


Se seu cão é daqueles que  treme de frio, coloque roupas ou agasalhe ele, não é frescura é uma necessidade, um cuidado e um carinho, no inverno. Mas, coloque roupas que não prenda seus movimentos, nem os deixe desconfortáveis, e cuidado com os tecidos, para não dá alergia. Sapatos, só se a temperatura for muito gelada, possa prejudicar as patinhas do animal.


Dê banho nele com água morna e seque-o bem, secando e limpando ouvidos. Só leve-o para o vento com no mínimo 30 minutos após banho, quando este for banho morno ou tiver uso de secadores. 




                                                       Vacine-o seu cão todos os anos.



arte de Vladimir Volegov

Só no inverno, deve  levá-lo para passear nos horários mais quentinhos do dia. Se seu cão ou gato não for obeso ou for do tipo que tem tendência a engordar, aumente  de 20% a 30% da ração do cão ou do gato.


Se seu animal vive em quintais, tenha sempre uma casinha para abrigá-lo da chuva, do sol e do frio, com mantinha quentinha e bem alimentado.
Obs: Se for pássaros, tenha sempre uma mantinha para colocar sobre as gaiolas, como proteção do frio.

 Todo animal deve ter abrigo no inverno. Existem animais selvagens que sabem se proteger, mas nossos cães de rua nem sempre sabem fazer isso, portanto, se puder ajude, não deixe que um animal sofra ao relento, sem proteção.


Os animais são filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário