Um cão, por exemplo, pode ser um excelente companheiro, mas ele, também quer companhia e cuidados. Algumas raças de cães podem tornar-se muito agressivos e deprimidos se ficarem isolados, outros podem apenas sofrer de depressão, mas que poderá levá-los a ter até problemas de saúde.
Qualquer ser quando é abandonado por longo período pode apresentar problemas comportamentais quando se sentem tristes. O animal sofre de tristeza e de solidão.
Se você vive em um apartamento, precisa saber que seu animal merece ter algum momento de lazer, precisará descer com ele para passear, mesmo que ele disponha de conforto e local para suas necessidades fisiológicas. Mesmo animais que vivem em casas com pátios, vez por outra, é bom sair para um passeio fora. Se for um cão de grande porte, coloque fucinheira confortável e de sua preferência, para que outras pessoas não se sintam incomodadas e você não tenha problemas. E não leve seu cão para passear em horários muito quentes, no asfalto quente, pois ele queima as solinhas das patas. Imagine você andando no asfalto quente e descalço. Cuide bem de seus animais.
Nunca deixe de levar água durante os passeios com seu animal, pois ele sente sede e cansaço.
Um filhotinho é lindo, mas pode crescer muito e se você não tiver noção disso poderá ter uma grande surpresa. Então, é preciso que você tenha consciência disso.
Pense bem e adote o animal de acordo com suas necessidades e com a necessidade do animal.Pense no lugar e espaço que tem para oferecer para ele. Pense se você tem capacidade de amá-lo ou se é só um capricho seu. Se você tem capacidade de amar, pode amar qualquer bicho, qualquer raça.
NUNCA pegue um animal e depois descarte-o, ele tem vida, sente dores, medo, fome, sede, frio, ficam doentes assim como você.E mesmo que você não sinta falta dele, ele sentirá falta de você, mesmo que você não tenha sido para ele o melhor dono e amigo do mundo.
ABANDONO DE QUALQUER TIPO É CRIME, COM PENA E MULTA.